Área
Ano
Autoria
O terreno na esquina da Av. Assis Brasil com rua Bogotá, com área superficial de 14.270 m2 e com declividade de 4m, sofre incidências de regime urbanístico diferenciados.
Da aprovação do Estudo de Viabilidade Urbana apresentado e aprovado pela PMPA e aplicando-se os índices determinados sobre o terreno resultou um Estudo Preliminar com área total aproximada de 60.000 m2.
Em seu programa de necessidades estabelecido para o Centro Administrativo, foi definido pelo Sicredi, entre outros tópicos que o projeto arquitetônico a ser elaborado considerasse que as áreas a serem construídas fossem constituídas de edificações distintas, necessárias para o atendimento básico do programa no presente e no futuro, e compatíveis com os investimentos previstos.
Das condicionantes do terreno, do Plano Diretor de Porto Alegre e do programa do Sicredi, começamos a definir nosso projeto.
A concepção arquitetônica apresentada buscou inicialmente a adoção de uma baixa taxa de ocupação, 30%, verticalizando o projeto, possibilitando o surgimento de espaços semi-públicos que além da preservação de algumas espécies vegetais, acabasse oferecendo ao conjunto de pessoas que ali trabalham e a própria população da região, áreas de lazer durante os horários comerciais. Ressalte-se também, os 6.500m2 de áreas com tratamento paisagístico em todo terreno.
Para tanto optou-se pelo projeto de 02 subsolos, que, favorecido pela declividade existente, viabilizou, além das garagens obrigatórias (551vagas), mais 336, indo ao encontro dos estímulos existentes na legislação para aumento de estacionamentos.
Sobre o platô oriundo desta solução, com forte modulação estrutural foram implantadas as edificações necessárias para o atendimento básico do futuro Centro Administrativo
Nos alinhamentos da esquina, implantou-se um conjunto de edificações (03 módulos) de 04 pavimentos, Bloco Assis Brasil, com lojas no térreo e salas nos pavimentos superiores e entre estes módulos surgem passagens que funcionarão como pórticos de entrada ao conjunto.
Esta edificação de certa maneira, reproduz a tipologia das edificações existentes na avenida, contribuindo para a re-organização do entorno urbano.
Complementando, 03 torres – duas de 12 pavimentos (torres A e C) e uma de 17 pavimentos (torre B) – com afastamentos importantes entre blocos e divisas, complementam a concepção arquitetônica, criando um grande espaço semi-público (60mx30m), que será o eixo de ligação para integração de todo o conjunto.
Projetos