SICREDI DIGITAL | 2017
| | |
Autoria :
Área:

Fotos: Ricardo Fabrello

O recém inaugurado espaço da Plataforma Digital do Sicredi, com sede no Parque Tecnológico PUCRS, foi um sucesso em termos de prazo de obra e custo.

O projeto Arquitetônico foi realizado em um mês pelo escritório gaúcho Milanez Volkmer Arquitetos Associados com a parceria da Yep Móveis, marca de design consciente de mobiliário, parceria esta, que foi firmada desde o princípio do projeto, o que permitiu que o trabalho final alcançasse resultado extremamente satisfatório.

O briefing dos clientes foi definido em dois tópicos:
Uma obra econômica
Espaço divertido que permitisse ao máximo o compartilhamento entre os colegas de trabalho, estimulando dinâmicas de grupo para promover maior criatividade e inovação.

Ambos objetivos foram alcançados. A execução feita pela Ducatti Engenharia e durou apenas 45 dias com um custo de R$ 950,00/m2, que contemplou todos os projetos, gerenciamento, execução, material, mão de obra e todo o mobiliário desenhado e industrializado.

Fez parte do programa de necessidades 228 estações de trabalho, áreas de apresentação e descompressão (Arena), sala de criatividade (Design Thinking), a integração da copa com a área de trabalho, áreas de reunião rápida em pé, outras em 4 salas envidraçadas fechadas, além de muitas paredes em lousa e quadro negro.

A comunicação visual foi trabalhada na nova paletas de cores do Sicredi, sob a mão do arquiteto Gabriel Gallina. Sete grandes pórticos se distribuem ao longo de toda a área de trabalho, pintados em três tons de verde e sinalizados com as sete atitudes da empresa: Simplicidade, Foco no Usuário, Empreendedorismo, Responsabilidade, Inovação, Colaboração e Aprendizagem.
As cores consideradas divertidas (rosa, laranja, azul e amarelo) foram usadas nas 4 salas de reunião, luminárias pendentes, puffs e arquibancadas, buscando o contraste entre as cores neutras das estações de trabalho (compensado naval e ferro) e paredes gerais em cinza chumbo.

Para terminar, uma recepção bem industrial, em formato de “container” perfurado, e uma grande porta pivotante de ferro e vidro, recebem diariamente os colaboradores e os visitantes da nova Sede da Plataforma Digital do Sicredi.